O SETOR

BRASIL

A cadeia produtiva de rochas naturais representa 8% do PIB brasileiro. São 1.000 pedreiras ativas, 12 mil empresas e mais de 1,2 mil de variedades de pedra e granito. O Brasil é o terceiro maior exportador de blocos de pedras ornamentais e quinto no produto acabado.

O Brasil possui a maior diversidade de rochas ornamentais no mundo e uma das maiores reservas. No continente americano, é o principal produtor e fornecedor de rochas. De janeiro a julho de 2013, o país produziu 9,5 milhões de toneladas. As exportações chegaram a 1,49 milhão de toneladas, com um crescimento de 20,05% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Existem no Brasil 1.500 teares em funcionamento, dos quais 142 multifio, uma tecnologia de ponta, cujo uso mostra o investimento do país nessa área.

Em 2012 e 2013, o Brasil liderou o ranking dos importadores de máquinas italianas. Os maiores compradores do país são os Estados Unidos (chapas polidas, com 78% dos negócios) e a China (blocos, com 56% das transações).

ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é o maior produtor e principal exportador de rochas ornamentais do país, com um parque industrial com mais de 1.000 empresas que atuam desde a extração até o beneficiamento. Dos 1.500 teares instalados no Brasil, cerca de 1.200 estão no Espírito Santo. São quase 1.000 pedreiras ativas e cerca de 800 tipos de rochas, criado assim um ambiente perfeito para a realização de grandes negócios.

 

 




 
ÁREA DO EXPOSITOR

Login:
Senha:   OK

 
NEWSLETTER
Para receber as novidades da CACHOEIRO STONE FAIR em seu e-mail, preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:   OK

Vitória Stone Fair 2016

Marmomacc

Aviso importante

Tam Linhas Aéreas