Projeto inédito no país quer transformar resíduo de rochas em pavimentação asfáltica
Publicada em 27/08/2015 - 09:10

Resíduos de rochas ornamentais extraídos em pedreiras no Estado poderão ser utilizados na pavimentação de rodovias.  O projeto de pesquisa em desenvolvimento pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) de Cachoeiro do Itapemirim foi apresentado para empresários do setor durante a Cachoeiro Stone Fair.

O material a ser aproveitado, normalmente encontrado estocado em depósitos tipo “bota-fora”, pode atender, conforme o tipo de rocha, específicas utilizações, como insumos ou subprodutos que se destinam à construção civil, principalmente brita que compõem o traço de pavimentos.

O geólogo, pesquisador e bolsista do CETEM Hieres Vettorazzi, explica que os estudos já realizados apontam resultados promissores, sendo as características tecnológicas das rochas extraídas na região, em sua maior parte, compatíveis com as solicitações técnicas exigidas para aplicabilidade em pavimentos.

 “A grande vantagem da ideia é o enlace sustentável e econômico do aproveitamento, uma vez que o material que já foi extraído e acumulado em depósitos poderá substituir produtos de britagem em regiões cuja a logística e economicidade do negócio mostrem-se eficientes, reduzindo assim, em partes, o passivo ambiental inerente à lavra de rochas ornamentais e fornecendo também práticas de aproveitamento sustentável dos recursos minerais para atividades mineiras futuras”, explica o responsável projeto que está em fase de comprovação de viabilidade econômica.

Os resíduos passam por britagem e peneiramento, o que parece ser relativamente simples, porém, o que se tem visto é o início de tentativas pouco eficientes, onde algumas empresas tentam aproveitar esse material com produção artesanal de paralelepípedos ou então em pequenos britadores.

Segundo o geólogo, o fator de maior relevância para comercialização dos produtos britados dos resíduos é o frete, que a certas distâncias torna-se mais caro que o próprio bem mineral, podendo inviabilizar regiões relativamente atrativas, com grandes volumes de resíduo a ser aproveitado e incapazes de absorver a produção.

O projeto conta com o apoio do Sindirochas. O empresário e presidente eleito do sindicato, Tales Machado, explica que o setor apoia qualquer projeto de transformar os restos das rochas em subprodutos ao invés do descarte no meio ambiente. “A destinação dos resíduos é uma preocupação constante do empresariado e algumas iniciativas já estão surgindo nesse sentido”, comenta Tales.



Mais notícias:

Mármore é camaleão na arquitetura
O mármore é uma pedra cheia de personalidade, que agrega beleza e sofisticação a qualquer ambiente. Por isso mesmo, esse material é amplamente especificado em projetos mais clássicos. Além de bonito e requintado, o mármore também é bem versátil e se adapta bem a outros tipos de decoração, inclusive nas que têm uma pegada mais descontraída.
Veja mais...


Resultados da Cachoeiro Stone Fair geram otimismo no setor
A movimentação da Cachoeiro Stone Fair foi uma injeção de ânimo no setor e gerou otimismo em relação ao fechamento de 2015. Expositores concordam que o evento superou as expectativas na realização de negócios e oportunidades. O presidente do Sindirochas, Tales Machado, afirma que em função do momento delicado na economia havia certo receio de pouca visitação, o que foi superado no primeiro dia de evento e se confirmou nos demais.
Veja mais...


Tecnologia de ponta em máquinas, equipamentos e insumos é destaque na Cachoeiro Stone Fair
Conhecida como a “capital do mármore”, Cachoeiro de Itapemirim destaca-se também pelo seu importante parque industrial de beneficiamento de rochas, que junto com outros 14 municípios da região Sul do Espírito Santo é responsável pela formação do mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil. E como reflexo dessa posição que a cidade ocupa no segmento de rochas, a edição deste ano reúne as principais novidades dos segmentos de máquinas, equipamentos e insumos, além de importantes produtores de mármore, granito e outras rochas.
Veja mais...


Pedras brasileiras valorizam projetos de arquitetura e decoração
Arquitetos, designs, decoradores que visitam a Cachoeiro concordam que as rochas ornamentais expostas no evento valorizam qualquer projeto, seja de ambientes internos ou externos. Muitas empresas aproveitam a presença desse público alvo e expõem seus materiais em bancadas, jardineiras, painéis e outras peças decorativas, além de pisos e revestimentos. A arquiteta Najla El Aouar afirma que assim os expositores agregam valor aos seus produtos mostrando sua aplicabilidade.
Veja mais...


Rochas brasileiras têm lugar garantido em grandes empreendimentos
Na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, em metrôs na Polônia, em clubes de polo na China, as rochas ornamentais brasileiras expostas na Cachoeiro Stone Fair estão em importantes obras em vários países e estados do Brasil. A variedade de tipos associada à qualidade da produção das empresas do setor garante a inserção desses materiais em uma das mais disputadas fatias do mercado da construção civil nacional e estrangeira.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair gera excelentes oportunidades de negócios
Com início na tarde de terça-feira (25) a Cachoeiro Stone Fair prossegue até sexta-feira (28), no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, e já iniciou suas atividades promovendo oportunidades de negócios. Vitrine para os lançamentos e tendências para o segmento de rochas, a feira também desperta interesse de outros ramos como construção civil, engenharia e arquitetura.
Veja mais...


Projeto inédito no país quer transformar resíduo de rochas em pavimentação asfáltica
Resíduos de rochas ornamentais extraídos em pedreiras no Estado poderão ser utilizados na pavimentação de rodovias. O projeto de pesquisa em desenvolvimento pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) de Cachoeiro do Itapemirim foi apresentado para empresários do setor durante a Cachoeiro Stone Fair. O material a ser aproveitado, normalmente encontrado estocado em depósitos tipo “bota-fora”, pode atender, conforme o tipo de rocha, específicas utilizações, como insumos ou subprodutos que se destinam à construção civil, principalmente brita que compõem o traço de pavimentos.
Veja mais...


Arte cubana com pedras brasileiras com destino à Portugal
O artista cubano Hans Varela exibe sua mais recente escultura em mármore na Cachoeiro Stone Fair. Batizada de “Angel de La Piedra”, a mulher seminua em tamanho natural, que parece sair do bloco de rocha, está no stand da empresa capixaba Aço Art, que patrocina o escultor. Hans e sua mulher, a arquiteta cubana Gretta Balin, têm muitos planos para os materiais brasileiros expostos no evento. O casal quer utilizar mármores e granitos brasileiros em obras de arte em Portugal, onde está radicado.
Veja mais...


Diretoria eleita do Sindirochas toma posse na Cachoeiro Stone Fair
A edição deste ano da Cachoeiro Stone Fair foi aberta com a cerimônia de posse do novo presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e da diretoria eleita para o triênio 2015/2018. A solenidade ocorreu no fim da tarde de ontem (25), no auditório da feira. A diretoria eleita do Sindirochas é composta por 23 empresários do segmento.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair 2015 tem início com expressiva participação de autoridades
A Cachoeiro Stone Fair 2015 teve início nesta terça-feira (25), e contou com expressiva participação de autoridades estaduais. O governador Paulo Hartung, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, o presidente da Federação das Indústrias (Findes), Marcos Guerra, também presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que junto do diretor técnico Benildo Denadai, representaram a instituição e as micro e pequenas empresas participantes do evento, foram todos recepcionados por Tales Machado, presidente eleito do Sindirochas e Samuel Mendonça, atual presidente do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag).
Veja mais...


Cachoeiro está preparada para a Feira Internacional do Mármore e Granito
Começa nesta terça-feira, 25 de agosto, e vai até sexta-feira (28), a Cachoeiro Stone Fair 2015. O evento reunirá no Parque de Exposições da cidade as diversas categorias da cadeia produtiva do segmento de rochas ornamentais, como: os setores de pedras, beneficiamento, extração, insumos, entidades, instituições empresarias e financeiras e, especialmente, equipamentos e maquinários.
Veja mais...


Preparativos da Cachoeiro Stone Fair geram trabalho e renda
Os dias que antecedem a Cachoeiro Stone Fair movimentam não só o Parque de Exposições Carlos Caiado, mas toda a economia do município. A organização da Feira Internacional do Mármore e Granito começa as atividades uma semana antes do início do evento. Ao todo, da montagem até o começo efetivo da feira, são cerca de três mil pessoas envolvidas que podem ser empregadas temporariamente, em função do evento.
Veja mais...


Gourmet Rochas realiza 11ª edição
Realizado todos os anos pela Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo – Rochativa, o 11º Gourmet Rochas acontece no próximo dia 22 de agosto (sábado), no Cerimonial Belas Artes no Perim Center, às 20 horas. Com o intuito de realizar diversas ações de cunho social e filantrópico, o evento contará com a participação da banda All Night
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair atrai novos expositores
A Cachoeiro Stone Fair continua a atrair novas participações e, nesta edição, cerca de 30 empresas vão expor pela primeira vez. São grupos estrangeiros, nacionais e empresas capixabas, em sua maioria dos setores de máquinas, equipamentos, mas também do segmento de pedras e insumos. Uma é a italiana Duna-Corradini., com sede em Modena e plantas industriais no Texas e em Michigan, além da Duna – Emirates LLC FZC, localizada no Emirado Árabe de Fujairah.
Veja mais...


Mármores e Granitos para espaços requintados e modernos na Cachoeiro Stone Fair 2015
Pedras nobres que são sinônimos de sofisticação, os mármores e os granitos que serão expostos na Cachoeiro Stone Fair 2015, de 25 a 28 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, representam um dos setores mais importantes da economia capixaba, responsável pela movimentação de aproximadamente US$ 314 milhões em exportações, só em 2014, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas).
Veja mais...


Festival Giro Gastronômico terá pratos especiais com nomes de rochas ornamentais da região
Durante a Cachoeiro Stone Fair – a Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontece no Sul do Estado, ocorre o Giro Gastronômico, festival que visa ampliar a cultura da gastronomia local entre os dias 24 e 30 de agosto. O evento terá pratos temáticos em todos os restaurantes do município de Cachoeiro de Itapemirim, cadastrados gratuitamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.
Veja mais...


Rota do Mármore e Granito é atração para visitantes da Cachoeiro Stone Fair, em agosto
O potencial das rochas ornamentais extraídas em terras capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o estado. O roteiro de compradores de pedras, insumos e máquinas e profissionais do segmento dá forma ao trajeto denominado Rota do Mármore e do Granito, a primeira do Brasil voltada especificamente para o turismo de negócios, o que desperta interesse de turistas e visitantes.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair oferece oportunidade de bons negócios para a construção civil
A Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair, que acontece de 25 a 28 de agosto, das 14 às 20 horas, já é referência no calendário do setor de rochas ornamentais. O evento vai reunir em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, expositores nacionais e internacionais, para apresentar o que há de mais moderno no setor e as novidades em materiais clássicos e exóticos para o segmento de rochas ornamentais.
Veja mais...


Mercado de insumos e equipamentos aumenta expectativas para a chegada da Cachoeiro Stone Fair
No próximo dia 25 de agosto, a Cachoeiro Stone Fair 2015 inicia suas atividades e as expectativas só aumentam. A cada ano o evento mostra a evolução e o crescimento do parque industrial do segmento de rochas ornamentais nos cenários brasileiro e capixaba, especialmente na categoria insumos e equipamentos que só tendem a melhorar para dar maior qualidade e produtividade ao setor.
Veja mais...


Setor de rochas terá crédito do Bandes durante a Cachoeiro Stone Fair
O crédito para investimento no setor de rochas ornamentais está em alta no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Empresas do setor e interessados terão atendimento exclusivo durante a Cachoeiro Stone Fair 2015, que acontece de 25 a 28 de agosto. O banco capixaba estará presente no evento, no estande do Governo do Espírito Santo.
Veja mais...


Espírito Santo é mercado para a tecnologia italiana
A grande demanda por máquinas para os processos de beneficiamento e a extensa gama de novos materiais expostos no mercado brasileiro, tem movimentado cada vez mais o setor de rochas ornamentais, especialmente com as atividades da feira. E nos últimos anos, algumas tendências vêm se fortalecendo e concretizando entre o Brasil e a Itália. Uma delas é o crescimento de exportação para outros mercados.
Veja mais...


Governo do Estado terá espaço integrado com produtos e serviços na Cachoeiro Stone Fair
O Governo do Estado do Espírito Santo estará presente na Cachoeiro Stone Fair e contará com espaço integrado no evento. Sedes, Setur, Bandes e Banestes se uniram para disponibilizar um leque de produtos e serviços aos visitantes da feira. Além de informações turísticas da região e do Estado, o estande será um espaço integrado com artesanato, produtos do agroturismo e atendimento direcionado para empresários e empreendedores interessados em financiamentos.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair apresentará inovação em máquinas para o segmento de rochas ornamentais
As máquinas e os equipamentos que serão expostos são um grande atrativo para os visitantes do evento, tanto por sua imponência quanto por seus majestosos aparatos tecnológicos. Sejam de fabricação nacional ou de outros países, estes produtos já formam 70% de todo o espaço da feira. Com isso, a Cachoeiro Stone Fair atrai cada vez mais interessados no que há de mais novo neste mercado.
Veja mais...


Inovação e tecnologia de ponta serão atrações da Cachoeiro Stone Fair 2015
O setor de rochas ornamentais possui uma importante aliada para a promoção, relacionamento, tecnologia e inovação, pesquisas, equipamentos e maquinários de última geração, que são responsáveis por auxiliar em todas as fases do processo produtivo do segmento. É a Cachoeiro Stone Fair 2015 – Feira Internacional do Mármore e Granito, que acontece de 25 a 28 de agosto, no sul do Espírito Santo.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair 2015 contará com melhorias e novos espaços para merchandising
A cada ano a Cachoeiro Stone Fair investe em melhorias, busca por novos fornecedores e parceiros para que o evento ofereça cada vez mais resultados positivos para os expositores e visitantes. Neste ano, em parceria com empresas do segmento e também com a Prefeitura local a organização realizará algumas reformas no Parque Carlos Caiado.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair receberá micro e pequenas empresas com apoio do Sebrae/ES
Expor produtos e oferecer serviços que podem mudar a rotina de outras instituições e visitantes dos mais diversos locais do mundo. Com esse propósito, muitas empresas buscam participar da Cachoeiro Stone Fair, que acontece de 25 a 28 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. E para apoiar essas empresas, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/ES) oferece subsídios para as micro e pequenas do Estado agarrarem essa oportunidade única.
Veja mais...


Visitantes da Cachoeiro Stone Fair 2015 já fomentam a economia local
Faltando menos de 60 dias para o início da próxima edição da Cachoeiro Stone Fair, o evento que é referência no calendário mundial já movimenta o turismo de negócios em Cachoeiro de Itapemirim, no Estado e no Brasil. Com mais de 25 mil visitantes de 700 cidades do Brasil sendo esperados, além de expositores, empresários e visitantes estrangeiros, a feira proporciona uma dinâmica na economia e mobiliza especialmente a comunidade local.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair desperta interesse de novos expositores internacionais
Novos expositores nacionais e internacionais marcam presença em agosto. Este ano, o evento terá participações inéditas da Rússia, Espanha e Itália. Além do aumento do número de empresas estrangeiras que virão ao Espírito Santo e à feira pela primeira vez, há também indústrias que reforçam a proeminência da feira e estão presentes em todas as edições
Veja mais...


Mármore e granito capixabas são destaque na Casa Cor São Paulo
Beleza, qualidade, sofisticação e praticidade. Essas são algumas características das peças de mármore e granito do Espírito Santo, que estão despertando o interesse dos profissionais paulistas das áreas de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo. Trata-se da Casa Cor São Paulo, que está com dois ambientes criados e montados com materiais exclusivos de indústrias capixabas. A mostra acontece até o dia 12 de julho, no Jockey Club, localizado na Avenida Lineu de Paula Machado, 1.263, Cidade Jardim.
Veja mais...


Parceria Localiza e Cachoeiro Stone Fair
A Cachoeiro Stone Fair, considerada um dos maiores e mais significativos eventos dedicados ao segmento de rochas ornamentais, insumos e equipamentos para o mercado, e a Localiza, maior rede de agências de aluguel de carros da América do Sul, assinaram um acordo de vantagens exclusivamente para quem vai participar da feira.
Veja mais...


Mármore do Espírito Santo é reconhecido no Mapa do IBGE
Reconhecida internacionalmente como a capital brasileira do mármore, Cachoeiro de Itapemirim entrou no Mapa das Indicações Geográficas. Essa certificação reconhece e atribui qualidade e reputação ao mármore produzido no Sul do Espírito Santo O Espírito Santo consta no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, que foi criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio de uma parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e lançado em maio deste ano.
Veja mais...


Brasil está entre os dez países que sediam mais eventos internacionais
Os viajantes do turismo de negócios gastam até 50% mais do que aqueles que viajam a lazer, diz o Ministério do Turismo. E a Rota do Mármore e do Granito é a primeira do Brasil voltada especificamente para o turismo de negócios.
Veja mais...


Descontos em passagens para visitantes da Cachoeiro Stone Fair 2015
Os preparativos para a próxima edição da Cachoeiro Stone Fair 2015, uma das principais feiras do setor de rochas ornamentais realizada em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, estão a todo o vapor. São esperados mais de 25 mil visitantes vindos de 700 cidades brasileiras, além de estrangeiros. Para esse público, a organização fechou uma parceria com a TAM Linhas Áreas para oferecer descontos nas passagens aéreas.
Veja mais...


Cachoeiro Stone Fair movimenta segmento de Rochas Ornamentais
Ponto de encontro do setor de rochas, a Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair chega a sua 40ª edição. De 25 a 28 de agosto, das 14 às 20 horas, a feira que já é referência no calendário mundial vai reunir em Cachoeiro de Itapemirim, expositores nacionais e internacionais, para apresentar o que há de mais moderno no setor
Veja mais...








 
ÁREA DO EXPOSITOR

Login:
Senha:   OK

 
NEWSLETTER
Para receber as novidades da CACHOEIRO STONE FAIR em seu e-mail, preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:   OK